quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Tarde do progresso pessoal

Quando eu era moça, tive a oportunidade de participar de uma atividade chamada "Tarde do Progresso Pessoal" que consistia, basicamente, em uma tarde para realizarmos algumas experiências contidas nesse programa.
A atividade em si foi bem simples. Nossa líder providenciou um espaço, dentro da própria sala das moças, para que pudéssemos trabalhar. Ela também levou escrituras e várias revistas A Liahona para nossa consulta, além de canetas coloridas, adesivos, cola, tesoura, entre outros materiais. 
Passamos a tarde trabalhando em experiências do progresso pessoal tendo umas as outras como companheiras e ajudantes, além, é claro, do apoio e incentivo de nossa líder.
Lembro de ter ficado muito animada por concluir duas experiências com ajuda delas (eu era recém batizada na época). Fora que adorei usar as canetas coloridas em meu diário e outras coisas mais para enfeitar. (Risos!)
Às vezes, tudo que uma moça precisa é de um incentivo. Alguém que sente ao lado dela e a ajude a começar uma meta pequena. Isso faz toda a diferença! Principalmente para aquelas cujos pais não são membros ou que, por algum motivo, não recebem todo o apoio necessário da família.
Segue abaixo uma lista de experiências que podem ser realizadas em um dia e que são, portanto, perfeitas para a "Tarde do Progresso Pessoal".

Valor Fé

Experiência obrigatória: 2 - Descubra os princípios de fé ensinados pelas mães dos jovens soldados de Helamã. Leia Alma 56:45–48 e 57:21. Examine o que “A Família: Proclamação ao Mundo” (ver página 101) diz sobre o papel de mãe. Converse com uma mãe, avó ou líder sobre as qualidades que uma mulher precisa ter para ensinar os filhos a terem fé e tomarem decisões com base nas verdades do evangelho. Como esses princípios podem ajudá-la em sua vida hoje e como podem ajudá-la a preparar-se para ser uma mulher, esposa e mãe fiel? Registre seus pensamentos no diário.

Experiência adicional: 5 -Aumente sua compreensão da Expiação de Jesus Cristo, lendo Isaías 53:3–12; João 3:16–17; Romanos 5; 2 Néfi 9:6–7, 21–26Alma 7:11–1334:8–17 e Doutrina e Convênios 19:15–20. Escreva em seu diário o que sente a respeito do Salvador e o que Ele fez por você. Fale de seus sentimentos numa reunião de testemunhos.

Valor Natureza Divina

Experiência obrigatória: 1- Quais são algumas qualidades divinas de uma filha de Deus? Leia “A Família: Proclamação ao Mundo” (ver página 101); II Pedro 1, Alma 7:23–24 e Doutrina e Convênios 121:45. Com suas próprias palavras, faça uma lista das qualidades divinas mencionadas em sua leitura. Pense em como você pode descobrir e desenvolver cada uma dessas qualidades. Registre suas ideias no diário.

Valor Valor Individual

Experiência obrigatória: 1 - Você é uma filha do Pai Celestial, que a conhece e a ama. Leia Salmos 8:4–6; Jeremias 1:5; João 13:34; Doutrina e Convênios 18:10Abraão 3:22–23 e Joseph Smith—História 1:1–20. Escreva em seu diário como essas escrituras lhe ensinam que o Pai Celestial a conhece, ama e preocupa-Se com você.

Experiência Adicional: 4 - Você está-se preparando para cumprir uma extraordinária missão na Terra agora. Leia Doutrina e Convênios 88:119. Em seu diário, faça uma lista de seus sonhos e esperanças para seu futuro lar, família, estudos e algumas coisas importantes que você gostaria de realizar na vida, inclusive tornar-se esposa e mãe. Depois escreva um plano para ajudá-la a alcançar suas metas. Mostre esse plano a um membro da família, uma líder ou amiga.

Valor Conhecimento

Experiência obrigatória: 1- Aprenda sobre a importância de adquirir conhecimento lendo Provérbios 1:5; 4:7; 2 Néfi 28:30; e Doutrina e Convênios 88:78–80, 11890:15130:18–19;131:6. Pense na razão pela qual você precisa adquirir conhecimento e compreensão de como os princípios do evangelho podem ser aplicados a sua vida familiar hoje e no futuro. Escreva em seu diário o que aprendeu sobre conhecimento e converse a esse respeito com um membro da família ou uma líder das Moças.

Valor Escolhas e Responsabilidades

Experiência obrigatória: 1 -Uma filha de Deus pode tomar decisões sábias e resolver problemas. Leia 1 Néfi 15:82 Néfi 32:3Alma 34:19–27Éter 2–3 e Doutrina e Convênios 9:7–9. Siga um padrão regular de estudo das escrituras e de oração para receber ajuda em suas decisões pessoais tais como escolher bons amigos, ser gentil com os outros, acordar cedo ou outras decisões. Converse com seu pai, sua mãe ou uma líder sobre como o estudo regular das escrituras e a oração ajudaram-na a tomar decisões corretas.

Experiência obrigatória: 3 - O arbítrio, ou liberdade de escolha, é um dos maiores dons de Deus a Seus filhos. Leia a respeito do arbítrio em Josué 24:15; 2 Néfi 2 e Doutrina e Convênios 82:2–10. Com seu pai, sua mãe ou uma líder, converse a respeito das bênçãos e responsabilidades do arbítrio. Registre no diário a sua compreensão do arbítrio e as consequências das escolhas e atos.

Experiência Adicional: 4 -Leia a respeito de arrependimento em Isaías 1:18; Alma 26:2234:30–35;Morôni 8:25–26 e Doutrina e Convênios 19:15–2058:42–43. Escreva em seu diário o que o arrependimento significa para você. Estude o processo do arrependimento, ore por orientação e aplique os princípios do arrependimento em sua vida.

Experiência Adicional:5- O Espírito Santo vai ajudá-la a tomar decisões corretas. Com seu pai, sua mãe, uma líder ou uma amiga, aprenda mais a respeito do Espírito Santo lendo e analisando Ezequiel 36:26–27; João 14:26; 16:13; Gálatas 5:22–25; 2 Néfi 32:5;Morôni 10:4–5 e Doutrina e Convênios 11:12–14. Registre em seu diário como o Espírito Santo pode ajudá-la a tomar decisões corretas em sua vida diária. Ore pela companhia constante do Espírito Santo e seja digna dela.

Experiência Adicional: 6 -Estude o tema das Moças e o que ele ensina a respeito de quem você é, o que deve fazer e por quê. Faça uma lista em seu diário do que você fará todos os dias em relação ao recato, namoro e os meios de comunicação, para ser moralmente limpa e digna de entrar no templo. Escreva em seu diário como essas escolhas vão ajudá-la a permanecer livre e feliz.

Valor Integridade

Experiência obrigatória: 2 - Faça uma autoavaliação de sua integridade pessoal. Faça as seguintes perguntas a si mesma: Eu evito fazer fofoca, contar piadas impróprias, dizer palavrões, usar palavras de baixo calão e tratar assuntos sagrados com leviandade? Sou totalmente sincera, moralmente limpa, honesta, leal e digna de confiança em trabalhos escolares e outras atividades? Ore diariamente para ser forte e ter a orientação do Espírito Santo para ajudá-la a viver com integridade. Escreva em seu diário as coisas que você pode fazer para melhorar sua integridade pessoal e registre pelo menos um hábito novo que deseja desenvolver.

Experiência obrigatória: 3 - O Salvador é o exemplo perfeito de integridade; Ele fez o que prometeu ao Pai que iria fazer. Leia 3 Néfi 11:10–11. Estude a vida de outras pessoas nas escrituras que viveram com integridade. Leia Gênesis 39; o livro de Ester; Jó 2:3; 27:3–6; Daniel 3 e 6; Atos 26; Doutrina e Convênios 124:15 e Joseph Smith—História 1:21–25. Registre em seu diário como essas pessoas demonstraram integridade. Pense em uma ocasião em que teve coragem de demonstrar integridade, principalmente em uma situação difícil ou quando não foi bem aceita. Compartilhe sua experiência e seus sentimentos a esse respeito em uma reunião de testemunhos ou aula, ou, então, com seu pai, sua mãe ou uma líder.

Experiência adicional: 7-Faça uma lista de assuntos, tendências e problemas que enfraquecem a família. Leia a mensagem da Primeira Presidência na página 1 deste livro, “A Família: Proclamação ao Mundo” (ver página 101) e a seção sobre a família no livretoPara o Vigor da Juventude. Pesquise em A Liahona o conselho daqueles que apoiamos como profetas, videntes e reveladores. Escreva no diário seu plano para fortalecer sua família atual e os valores e tradições que você deseja estabelecer para sua futura família.

Valor Virtude

Experiência obrigatória: 1 - A virtude é um padrão de pensamento e comportamento com base em padrões morais elevados. Ela inclui a castidade e a pureza. A capacidade de criar a vida mortal é um poder sublime dado por Deus a Seus filhos. Ele ordenou que esse poder fosse usado somente entre homem e mulher, legalmente casados. Estude o significado e a importância da castidade e da virtude lendo Morôni 9:9Jacó 2:28, “A Família: Proclamação ao Mundo” e a seção sobre a pureza sexual no livreto Para o Vigor da Juventude. Leia também a décima terceira Regra de Fé e Provérbios 31:10–31. Escreva em seu diário as bênçãos prometidas àqueles que permanecem sexualmente puros e registre seu compromisso de ser casta.

Experiência obrigatória: 2 - Se for virtuosa “em todos os momentos e em todas as coisas e em todos os lugares”, você se qualificará para ter a companhia constante do Espírito Santo. Ao ser batizada e confirmada, você recebe o dom do Espírito Santo para guiá-la em todos os aspectos de sua vida. Como o Espírito Santo não habita em tabernáculos impuros, viver uma vida virtuosa é um pré-requisito para ter a companhia do Espírito e receber as bênçãos das ordenanças do templo. Leia as seguintes referências de escrituras e identifique as bênçãos prometidas: João 14:26–27; 15:26; 2 Néfi 32:1–5; e Doutrina e Convênios 45:57–5988:3–4;121:45–46. Registre em seu diário o que aprendeu e escreva sobre algum momento em que sentiu a orientação do Espírito Santo.

Experiência obrigatória: 4 - Porque o Salvador a ama e deu a vida por você, é possível arrepender-se. O arrependimento é um ato de fé em Jesus Cristo. Leia Morôni 10:32–33, o livro de Enos e a seção sobre arrependimento em Para o Vigor da Juventude.Graças ao sacrifício expiatório do Salvador, você pode ser perdoada de seus pecados. Leia as orações sacramentais em Doutrina e Convênios 20:77, 79. Comprometa-se a tomar o sacramento dignamente toda semana e a preencher sua vida com atividades virtuosas que lhe deem vigor espiritual. Com isso, você se tornará mais forte e capaz de resistir às tentações, guardar os mandamentos e tornar-se mais semelhante a Jesus Cristo. Defina o que você pode fazer diariamente para permanecer pura e digna e escreva seus planos em seu diário. 

Boa mutual!



quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Ideias para atividades: Noite do macarrão e noite do sanduíche

Com o programa de reunião de integração acontecendo de quinze em quinze dias na nossa ala, e com o "rodízio" de designações, hora e outra estamos pensando em como faremos e o que serviremos de lanche nas atividades. Pensando nisso, surgiram as "Noites do macarrão" e "Noite do sanduíche".

Pedimos a cada jovem que trouxesse, juntamente com sua família, um prato ou travessa de macarrão que eles mais gostassem. Também pedimos aos membros que fizessem a mesma coisa. Não precisava ser uma porção muito grande. (Os missionários, por exemplo, levaram dois pratinhos com miojo) A ideia era que, no dia da atividade, cada pessoa tivesse a oportunidade de experimentar um pouco dos diversos tipos de macarrão servidos. A variedade foi muita. Tivemos macarrão a bolonhesa, pene, com molho branco...

A noite do sanduíche aconteceu da mesma forma. Cada família levou um prato (travessa) com um tipo de sanduíche diferente e todos tiveram a oportunidade de experimentar uma variedade diferente. Tivemos alguns tipos de sanduíches naturais e vários pãezinhos com diversos tipos de patês.

São ideias bem simples, mas que movimentaram toda a ala. Todos ficaram muito animados em participar. Fora que foi uma delícia experimentar as receitas!
Dá até para organizar uma votação e eleger os pratos mais gostosos e entregar uma lembrancinha simples para os vencedores. 

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Atividade: Noite do Avião! - Escolhas e responsabilidades

Elaborada e realizada por um missionário retornado da nossa ala, "A noite do avião" foi uma atividade bem divertida que ao mesmo tempo fez com que todos os participantes ponderassem a respeito de suas escolhas e aonde elas nos conduziriam.
A atividade começou com a leitura de 3 Néfi 14:14: " Porque estreita é a porta e apertado é o caminho que conduz à vida; e poucos são os que a encontram." 
A princípio, não entendemos o que essa escritura tinha haver com o nome da atividade em si. E continuamos a não entender quando nos foram entregues "passaportes".  Quando abrimos os passaportes, encontramos a seguinte mensagem:

"Parabéns, você acaba de ganhar uma viagem inteiramente grátis. Escolha abaixo, entre nossas opções, cinco lugares para onde você gostaria de ir".

(   ) Parques da Disney
(   ) Templo de Salt Lake City
(   )  O Big Ben, Inglaterra
(   )  Um cassino em Las Vegas
(   ) Uma praia no Caribe
(   ) O parque temático do Harry Potter
(   ) A cadeia de Liberty
(   ) O centro de conferência da Igreja
(   ) As muralhas da China
(   ) A Torre Eiffel, França
(   ) Hollywood
(   ) O bosque sagrado
(   ) Os estúdios da Globo
(   ) As pirâmides do Egito
(   ) A estátua da liberdade
(   ) O centro de visitantes da praça do Templo de Salt Lake
(   ) O Taj Mahal

Depois de marcarmos nossas escolhas, entregamos nossos passaportes ao organizador da atividade. Alguns minutos mais tarde, fomos chamados para entrar no "avião" (uma sala da capela organizada com várias cadeiras como se fosse um avião mesmo). Cada membro teve seu nome chamado e seu assento indicado. Havia os passageiros da "Classe A", os primeiros a entrarem no avião, da "Classe B", os segundos, e da "Classe C", os últimos.
Após o embarque, o "piloto" (o irmão que estava organizando a atividade) nos deu as boas vindas e as instruções.  Como um piloto  de verdade faria, ele foi falando da viagem, do passeio agradável que faríamos, pedindo para "olharmos pela janela" e vermos a paisagem... Fomos interpretando todas as coisas que o piloto dizia, até a parte em que fomos avisados que estávamos passando por uma turbulência.  Nessa parte, foi nos instruídos que simulássemos pânico  e assim fizemos. Até que nosso avião caiu e todos nós morremos.
Aqui, o irmão pediu para que todos fechássemos os olhos e que permanecemos assim. Foi uma longa espera. O organizador da atividade conduziu cada participante a uma sala especifica. Um por um. Primeiro, ele conduziu os passageiros da classe A, depois da classe B e por último da classe C.
Quando chegávamos as nossas respectivas salas, encontrávamos escrito no quadro a escritura  3 Néfi 14:14: " Porque estreita é a porta e apertado é o caminho que conduz à vida; e poucos são os que a encontram."  E foi aí que compreendemos.
Cada classe, na realidade, representava um reino de glória.
A classe A representava o reino Telestial. Para esse reino foram as pessoas que marcaram em seus passaportes opções de viagem que priorizavam atrações do mundo ou que marcaram apenas uma opção de passeio, digamos, espiritual.
A classe B era o reino Terrestrial. Os participantes que marcaram de dois a três opções de passeios espirituais foram designados para esse reino.
E por último, a classe C. Reino Celestial. De quatro a cinco escolhas espirituais.
Após a brincadeira, tivemos uma mensagem muito inspirada a respeito das nossas escolhas. Estão elas nos aproximando ou nos afastando do caminho que conduz ao reino Celestial? Estamos priorizando as coisas espirituais na nossa vida ou estamos dando mais valor as coisas do mundo?
Muitas coisas são necessárias em nossas vidas e muitas outras são agradáveis de serem feitas, como um passeio ou viagem, mas temos equilíbrio em nossa vida? O Senhor tem vindo em primeiro lugar?
Essas perguntas nos foram feitas para que ponderássemos a respeito delas.
Uma atividade bem simples, divertida e inspirada que com certeza pode ser adaptada e utilizada com os jovens.
Que tal coloca-la em prática?

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Hinário com os hinos das mutuais de 2007 a 2014

Depois de um certo tempo de pesquisa e digitação, eis que ficou finalmente pronto nosso hinário com todos os hinos das mutuais até agora (de 2007 a 2014).
Aproveitando uma promoção do site Desert Brasil -site muito bom aliás, com vários tipos de produtos SUD - compramos os CDS de todas as mutuais para a ala e também para as moças. ( clique aqui para conferir a seleção de produtos das mutuais que eles oferecem)
Confeccionamos então, nós mesmas, um hinário bem simples para que todas, moças e líderes pudessem aprender os hinos.
Eis o resultado.
 
 
Capa do Hinários
 
Índice
 
 

 
 Como já mencionado, fizemos o hinário bem simples mesmo, no próprio Word. Ficou em torno de 57 páginas, mas como fizemos  com a orientação da página no modo "paisagem", no final da impressão tínhamos dois hinários, foi só pedir para a gráfica cortar (o que eles fazem gratuitamente) e encadernar.
Pena eu estar sem máquina para mostrar o resultado final.
Espero que tenham gostado. E quem quiser, tenho o arquivo pronto para imprimir. É só pedir.
Ano que vem é só acrescentar os hinos da Mutual 2015.
Boa semana!