sábado, 26 de julho de 2014

Gincana de Indexação

Essa é uma ideia colocada em prática numa ala da minha estaca. 
Quando publiquei a ideia de treinamento de indexação para os jovens, mencionei que nosso bispo nos deu a meta de cada organização indexar 500 nomes por mês. Na realidade, essa meta foi determinada para todas as alas da estaca. E uma delas organizou um grande gincana de indexação entre os jovens.
A gincana está ocorrendo de julho a dezembro. Durante esse tempo, os líderes, tanto dos rapazes quanto das moças, vão somando a quantidade de nomes que cada jovem indexou.  Valem tantos os nomes que os jovens indexarem durante as atividades de indexação, quanto os nomes que ele indexar sozinho, em sua própria casa.
No final do ano, a organização que tiver mais nomes indexados (serão somados todos os nomes indexados por toda a organização) ganhará: um rodízio de pizza.
O jovem, rapaz ou moça, que tiver indexado mais nomes ganhará: 

Primeiro lugar: a passagem para a caravana ao templo (Como moramos no interior do estado do Rio de Janeiro, o Templo mais próximo é o de Campinas. A passagem não é muito barata, então os jovens estão super animados para conseguirem a passagem)

Segundo lugar: uma tríplice com encadernação especial

Terceiro lugar: um anel CTR estilizado.

Infelizmente, a ideia da gincana não foi aprovada em nossa ala. Mas, na ala onde ela tem sido posta em prática, os jovens tem participado bastante e eles estão super animados.
Espero que gostem da ideia e que tenham um bom final de semana!
Abraços.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Ideia para Mutual sobre padrão de namoro

Primeiramente, desculpem pelo "sumiço". Várias coisas aconteceram ao mesmo tempo durante esse período que estive ausente e ainda estou me adaptando há elas. Descobri que preciso me organizar melhor.
Mas, mudando de assunto, realizamos essa semana uma Mutual sobre padrão de namoro. 
Retirei e adaptei algumas ideias de blogs que sigo. Irei compartilhar-lhos mais adiante, assim que for explicando os passos da mutual.
Sabemos que a idade de namoro é a partir dos dezesseis anos, entretanto, optamos por fazer a mutual para todas as moças: abelhinhas, meninas-moças e lauréis.
O tema da mutual e as ideias para a decoração  foram retirados do blog Fazendo o meu Progresso Pessoal (o link da atividade, a propósito, está aqui). O tema "Não saia por aí beijando qualquer sapo" nos deu a oportunidade de enfeitar a sala das moças com toalhas verdes e sapos de pelúcia. Utilizamos também pratinhos e copinhos verdes para o lanhe.
Começamos a mutual com uma  espécie de dinâmica sobre namoro e relacionamentos que encontrei no  blog Ideias para as moças Sud (o link da atividade está aqui ). Porém, fizemos várias adaptações. 
Preparamos cinco pratinhos diferentes com biscoitos recheados (No blog da Flávia eram cupcakes!)

Primeiro pratinho: retiramos o recheio do biscoito e colocamos outro (colocamos Ketchup). Pedimos para uma das moças comerem. É claro que o gosto foi horrível. 
Lição: Na hora de escolher alguém para namorar não devemos escolher baseado apenas na aparência da pessoa. O interior importa muito na escolha.

Segundo pratinho: Pegamos dois biscoitos recheados do mesmo sabor e pedimos para duas voluntárias comerem. Para a primeira, simplesmente entregamos o biscoito. Para a segunda, quebramos e amassamos o biscoito todo! Fizemos a maior bagunça.
Lição: Nunca permitam num namoro que alguém te menospreze ou "coloque você pra baixo". Da mesma forma que devemos procurar amigos que nos elevem, devemos procurar por pessoas para namorar que nos apoiem, nos edifiquem e nos ajudem a sermos melhores. Devemos também tratar a outra pessoa da mesma forma que gostaríamos de sermos tratadas.

Terceiro pratinho: Colocamos vários sabores de biscoitos recheados no pratinho e pedimos para cada moça escolher um. Cada moça pegou, logicamente, o sabor que mais gostava. 
Lição: Nunca sabemos o que combina mais com a gente sem antes conhecermos. O namoro envolve uma escolhe e precisamos conhecer bem a pessoa antes de fazermos essa escolha. 

Quarto pratinho: Novamente, pedimos a participação de duas voluntárias. Servimos o mesmo biscoito recheado para elas. Para a primeira, simplesmente servimos o biscoito. Já a segunda, colocamos um monte de sujeira no pratinho dela junto com o biscoito.
Lição: Que lugares estamos frequentando? Que atividades estamos fazendo? Onde estamos buscando nossas companhias? Será que são realmente lugares santos? 

Quinto pratinho:  Colocamos três biscoitos num pratinho. Todos faltando alguma coisa. Um, faltava um pedaço;o outro, o recheio, no outro, a "tampinha".
Lição: O Pai Celestial nos deu a receita exata para o namoro e, consequentemente, o casamento eterno. Precisamos segui-la para termos sucesso. Substituir ou retirar qualquer ingrediente dessa receita não nos ajudarão.

Debatemos cada uma das lições dessa dinâmica com as moças. Após,  pedimos para que elas sorteassem algumas perguntas que preparamos anteriormente sobre namoro e que lessem a pergunta para a classe. Demos a oportunidade para que elas mesmas respondessem.

1 - O que é namoro?
Muitos adolescentes tem a ideia errado sobre o que é realmente o namoro. A grande maioria acha que namoro se resume a beijos e abraços. Queríamos que as moças realmente refletissem nessa questão e que elas percebessem que o namoro é uma preparação para o casamento. Queríamos que elas vissem que namorar envolver apoiar e ajudar o outro, ser companheiro e amigo também. Não é apenas uma diversão, ou algo que você começa hoje, termina depois de algum tempo e então começa novamente logo depois com uma outra pessoa.  Namoro é algo sério. É uma escolha que fará uma diferença na sua vida. Se positiva ou negativa depende de você mesmo.

2 - Por que devo esperar até os dezesseis anos para começar a namorar?
Achei que essa pergunta fosse ser complicada, mas não. As próprias moças responderam. De acordo com elas mesmas a resposta seria por questão de maturidade.  Como o namoro é algo sério, que requer responsabilidade e compromisso, uma preparação é fundamental. Aos doze, treze, quatorze, quinze anos ainda não se tem a maturidade necessária. São muitas as mudanças pelas quais se passam nessas faixas etárias. As jovens, às vezes, ainda  estão descobrindo quem são realmente nessa idade.
Algumas de nossas meninas-moças comentaram que sentem que estão perdendo alguma coisa porque todas as suas amigas namoram. Já uma abelhinha mencionou o fato de "gostar" de um rapaz.
Minhas conselheiras e eu aproveitamos para debater essas questões com elas. Começamos dizendo que é normal nós "gostarmos" de alguém ou até mesmo acharmos alguém bonito. Mas devermos esperar a hora certa, pois tudo tem seu tempo.  E quanto a sensação de estar perdendo algo ou ficando para trás, garantimos as moças que não é bem assim. Pedimos a elas que pensassem nas coisas ruins que podem acontecer com jovens que começam a namorar cedo demais. Depois enfatizamos a elas que elas estão sendo protegidas dessas coisas e que na realidade, elas estão se preparando para ter experiências saudáveis e positivas.

3 - Posso namorar pessoas de outra religião?
Aqui as respostas delas foram variadas. Algumas responderam que não. Outras disseram que não é aconselhado. Aproveitamos para debater bastante as respostas delas e todas participaram muito.
Uma de nossas jovens atentou para o fato de que se você namorar com um pessoa de outra religião, como seria na hora em que você fosse se casar? E quando tivesse filhos, em qual religião eles seriam batizados?
Outra salientou que talvez a pessoa não tivesse os mesmos padrões que você e que ao invés de te ajudar ela te atrapalharia, ou acabaria fazendo com que você rebaixasse os seus.
Já outra lembrou que o Senhor advertiu aos nefitas que não se misturassem com os lamanitas por causa de todas essas coisas.
Aproveitamos também para lembrar-las que elas devem escolher bem seus namorados quando o tempo certo chegar. Que elas devem buscar conhecer o rapaz primeiramente antes de fazer sua escolha e lembramos também que não é só porque o rapaz vai a Igreja aos domingos que ele é perfeito para elas. Infelizmente, algumas moças acham que só porque o rapaz é membro e está presente todos os domingos ele já serve para namorar. Mas elas esquecem de reparar no comportamento dele fora da Igreja. Esquecem de verificar se ele realmente vive os padrões quando não tem nenhum outro membro por perto.

4- Como devo me comportar quando estiver num encontro ou quando estiver namorando?
Adorei a resposta que uma das nossas moças deu: "Da mesma maneira que nos comportaríamos na presença de nossos pais".

5 - Quais as responsabilidades que temos em relação ao nosso namorado?
Novamente, adorei a resposta delas: "De ajuda-lo a viver e a guardar os mandamentos e de manter-se digno".
Para o Vigor da Juventude ensina: "Lembrem-se de que um rapaz e uma moça, ao saírem juntos, têm a responsabilidade de proteger a honra e a virtude um do outro."
Para o Vigor da Juventude: Namoro

6- Por que devo sair em companhia de outros casais quando for namorar?
Aqui também as respostas foram muitas: para evitar a aparência do mal; para ver como a pessoa se comporta e a trata na frente dos amigos; para evitar tentações... Deixamos que elas falassem a vontade e elas fizeram.

Todas as perguntas que fizemos foram baseadas na seção "Namoro" do Para o Vigor da Juventude. Depois que finalizamos essa parte, pedimos para que as moças se lembrassem sempre de quem elas são e de que elas não aceitassem menos que um casamento no templo.  Minhas conselheiras (uma inclusive se selará no templo com seu esposo e filho em outubro) e eu prestamos nossos testemunhos sobre a importância do casamento no templo.
Foi uma excelente atividade.
Pena eu estar sem máquina para tirar fotos. Mas, fica a ideia.
Boa semana!

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Treinamento de indexação (passo a passo) para os jovens

Esse mês, nosso bispo passou a todas as auxiliares uma meta no que se refere a indexação: cada organização deverá indexar 500 nomes por mês até o final de ano. 
Inúmeros treinamentos foram dados a fim de ajudar a todos os membros a cumprirem a meta determinada. Porém, todos esses treinamentos que tivemos serviram para explicar o que é a indexação, para que ela serve e sua importância. Nenhum deles explicou realmente como fazer o trabalho de indexação.
O presidente do rapazes e eu fizemos uma atividade para ajudar os jovens a começarem a fazer a indexação. Percebemos que muitos jovens não sabiam como começar a indexar e alguns jovens não sabiam como trabalhar com determinado projeto (há vários tipos de projeto de indexação, há dois anos, alguns jovens fizeram um projeto de indexação para o acampamento, mas esse projeto, "Cartões de imigração do Rio de Janeiro", não está disponível no momento, então tivemos que escolher outro).
Elaborei, então, para ajuda-los um treinamento que pode ser utilizado para toda a ala. Ele é um pouco extenso mas, está bem explicado.
Importante: As instruções de indexação que preparei para este treinamento são para o projeto "Brasil, Rio de Janeiro - Registros Civis de Nascimento e Óbitos". Cada projeto tem informações diferentes.  
Fiz alguns slides para o treinamento, mas como não sei como postar os slides aqui, coloco as imagens. Quem quiser o arquivo é só deixar o e-mail que eu envio, ok?

Primeiro passo: Baixar o programa de indexação. Vá no site https://familysearch.org/indexing/get-started-indexer e baixe o programa.


Site para baixar o programa

Segundo passo: Depois de baixar o programa, instale-o no seu computador. Um ícone do programa aparecerá na sua área de trabalho.


Ícone do programa na área de trabalho
Terceiro passo: Entrando no sistema. Você precisará de uma conta SUD para entrar. Se já a possuí, basta digitar seus dados nos campos correspondentes, se não, basta clicar "Cadastrar-se em uma nova conta".
Entrando no sistema

Quarto passo: Criando uma conta SUD. Quando você clica em "Cadastrar-se em uma nova conta" você é direcionado a uma nova página da internet que o ajudará a criar a sua conta. Basta preencher com seus dados. Importante: é preciso saber seu número de registro de membro. Caso não saiba, pergunte ao bispo, conselheiro ou secretário da ala.

Dados para criar a conta SUD

Dados para criar a conta SUD

Quinto passo: Depois de criar sua conta SUD e entrar no sistema, está na hora de começar a indexar. Mas antes, é necessário baixar um lote, ou seja, baixar um projeto.

Basta clicar em "Baixar Lote"

Sexto passo: Escolha o projeto que você quer trabalhar. Dica: é sempre bom começar com projetos de nível iniciante. O que eu escolhi para trabalhar foi o projeto: Brasil, Rio de Janeiro - Registros Civis de Nascimento e Óbitos".


Sétimo passo: Digitar as informações solicitadas no projeto. Cada projeto é diferente. Cada um pede informações diferentes. As instruções abaixo servem apenas para o projeto Brasil, Rio de Janeiro - Registros Civis de Nascimento e Óbitos".

1 -  Tipo de imagem;
Essa é a primeira informação que precisamos dar.Se a imagem estiver normal e possuir informações a serem digitadas, selecione a opção “Normal”. Caso contrário, selecione a opção que melhor se adequar a situação. Exemplos: Imagem em branco, Imagem sem dados a serem extraídos, etc.



2  - Prenome
O prenome, nada mais é, do que o nome da pessoa.




3- Sobrenome
Neste campo, basta digitar o sobrenome da pessoa.
Importante: as vezes, em registros de nascimento o sobrenome da criança não é registrado. Nesse caso, apertamos CTRL+B e o campo do sobrenome será preenchido com as palavras “EM BRANCO”

O sobrenome da pessoa que estamos indexando, nesse exemplo,  não foi registrado. Basta seguirmos as instruções acima no campo sobrenome.






4- Número do livro
Essa informação geralmente está escrita no topo do documento, mas pode ser que ela esteja em outros lugares. Procure no documento por “Livro”, “Livro número”, entre outras variações.

No exemplo a seguir, essa informação foi registrada da seguinte forma: “Lº”

                                                   

5- Número da página
Geralmente, o número da página está gravado a direita do nome da pessoa que estamos indexando.
No exemplo a seguir, as páginas foram registradas à direita do nome. Mas essa informação não veio registrada como “número da página” e sim “FLS” que significa “FOLHAS”.

DICA: Esse projeto pede para que você digite o número da página de acordo com o que está escrito no documento. Por exemplo, se o número da página estiver registrado com um “V” ou “C” ao lado do número, você deverá digitar a letra também. Veja o exemplo.





6- Prenome do pai e Sobrenome do pai
Em registro de nascimentos, ou o nome do pai criança é registrado ou o nome da mãe.  Não são registrados os dois.
No campo Prenome do Pai, basta o nome do pai da criança e no campo sobrenome do pai, basta digitar o sobrenome do pai. Se o sobrenome não tiver sido registrado, basta apertar “CTRL+B” e as palavras “EM BRANCO” preencherão o campo.
IMPORTANTE: Se o sobrenome da criança tiver registrado e o do pai não, não suponha que a criança tenha o mesmo sobrenome do pai. Digite apenas as informações que estão no documento. 





7 - Prenome da mãe e Sobrenome da mãe
Como dito anteriormente, somente o nome do pai ou da mãe da criança estão registrados nesse projeto.

No exemplo anterior, o nome do pai foi registrado. Então, nos campos Prenome da Mãe e Sobrenome da Mãe iremos apertar “CTRL+B” e as palavras “EM BRANCO” preencherão os campos.
Se o prenome e o sobrenome da mãe estiver registrado, significa que os campos prenome do pai e sobrenome do pai ficarão com as palavras “ EM BRANCO”. Veja o exemplo a seguir:




Dicas: 

Digite os nomes e os sobrenomes da mesma maneira que eles foram registrados. Por exemplo, se o sobrenome “Correa” tiver sido registrado assim “CORRÊA”, com acento, digite a informação dessa forma.
Se o sobrenome tiver sido registrado de forma abreviada, por exemplo “C. Silva”, não digite o ponto. Digite “C SILVA”.
Quando a filiação da criança, ou seja, os nomes dos pais, não tiverem sidos registrados, ou as palavras “IGNORADA” ou   “DESCONHECIDA” tiverem sido registradas na parte da filiação, os campos prenome do pai, sobrenome do pai, prenome da mãe e sobrenome da mãe deverão ser preenchidos com as palavras “EM BRANCO”.
Se enquanto você digita as informações, algum campo ficar na cor vermelha duas coisas podem ter acontecido:
1-  Você pode ter digitado a informação errada. Confira novamente informação;
2- O sistema pode não ter reconhecido o palavra digitada. É o caso de nomes e sobrenomes incomuns. Nesse caso, não se preocupe, prossiga com o trabalho.

Oitavo passo: Salvar e enviar o trabalho feito. Depois de digitar todas as informações contidas no lote, é hora de salvar e enviar o trabalho feito. Veja nos exemplos a seguir como fazer isso:






Importante: Quando você clicar em “enviar” uma verificação será feita antes do lote ser enviado.
Nesse processo, o sistema verificará se você não se esqueceu de preencher nenhum campo.
Caso tenha esquecido, o programa lhe avisará.
O programa também lhe mostrará os campos que estão em vermelhos. Dê a última conferida nelas para ver se nada foi digitado errado.
Quando a verificação tiver terminado, o lote será enviado.

Espero ter ajudado!
Desculpem a formatação, mas não sei porque depois de algum tempo, o blogger não permitiu mais que eu adicionasse legendas nas fotos, nem arrumasse o formato do texto.
Relembrando, quem quiser os slides, é só pedir que eu envio. 
Bom final de semana a todas.