sábado, 29 de março de 2014

Brincadeiras para atividades!

Minha ala começou recentemente com um programa de Reunião de Integração feito quinzenalmente. Nessas reuniões, cada organização fica responsável por alguma coisa (mensagem, lanche, brincadeira, limpeza da capela...). Compartilho hoje duas brincadeiras que fizemos nessas reuniões que podem muito bem ser utilizadas em outras atividades, como mutual ou noite do pijama:

1- Continue a história
Preparamos anteriormente um saco com vários objetos: brinquedos, acessórios, roupas, produtos de higiene como pasta de dente e escova de cabelo, bichinhos de pelúcia e muitos outros. Quanto mais sem relação um objeto do outro, melhor.
Pedimos a um voluntário que começasse a contar uma história, criando um personagem, um cenário e um acontecimento para ele. Terminada essa pequena introdução, pedimos para que outro voluntário retirasse um objeto do saco. Ele precisava então dar continuidade na história inserindo o objeto por ele retirado. Quando ele conseguia, por fim, fazer isso, ele passava sua vez para outra pessoa. 
A história não fez muito sentido mas, provocou muitas risadas!

2- Arca de Noé
Antes de darmos início a brincadeira, escrevemos nomes de animais em pedacinhos de papel. Pedimos aos membros que pegassem um papelzinho, lessem o nome do animal nele contido e não o revelassem para ninguém. Concluída essa etapa, levamos os irmãos para o corredor da capela e explicamos a brincadeira: eles eram os animais que precisam entrar na arca de Noé (escolhemos uma sala de aula, para ser a arca), mas, eles não poderiam entrar nela sozinhos, precisavam encontrar seus pares. Para encontrarem seus pares, porém, eles não podiam falar, podiam apenas fazer o som que seu animal faz ou mímica do mesmo.
Por exemplo, se uma pessoa tirasse o cachorro, ela deveria imitar um cachorro e procurar por outra pessoa que também estivesse imitando um cachorro. Tendo encontrado, os dois deveriam entrar na arca, ou seja, na sala.
Aqui também a risada foi garantida, pois, além de colocarmos animais fácies de serem imitados, colocamos alguns mais difíceis como búfalo, elefante, foca, girafa, baleia...
A última dupla a entrar na arca tem  que pagar uma prenda.
Nossos elefantes tiveram que declarar "Atirei o pau no gato" de joelhos um para o outro.

Espero que tenham gostado.
Boa diversão!

terça-feira, 11 de março de 2014

Ideia para baile: Espaço para fotos com plaquinhas divertidas

Fevereiro foi um mês bem movimentado para nós. Além do toda preparação para conferência de jovens e para o acampamento, tivemos  também um serão especial que terminou com um baile. 
Por não ser um baile temático, foi um pouco difícil encontrar ideias para fazer a decoração do salão cultural. No final, o enfeitamos apenas com bolas coloridas. Entretanto, uma das minhas moças teve uma ideia que divertiu e animou o baile: ela criou um espaço para fotos com plaquinhas divertidas.





Como o baile aconteceu depois de um serão do FSY (Conferência de Jovens) e os jovens estavam extremamente animados, as plaquinhas que ela confeccionou foram relativas a esse tema.
Mas é claro que outros tipos de plaquinhas podem ser feitas. Pesquisando na internet, encontrei alguns outros modelos divertidos bem simples de fazer.

Palito de churrasco e E.V.A



Além de plaquinhas, esse espaço para fotos contava também com arquinhos coloridos, chapéus engraçados,  óculos, poá, gravatas e muitos outros itens comuns em festas. Eis o resultado:




Que tal fazer no próximo baile da sua ala ou estaca?
Boas fotos e boas risadas não irão faltar!
Bom divertimento!

segunda-feira, 10 de março de 2014

Ideia para mutual: Vista-se para o sucesso!


Olá meninas!
Como foram de acampamento, conferência de jovens e outras atividades?
Minhas moças acabaram de chegar do FSY extremamente animadas e eu acabei de chegar com minhas abelhinhas do acampamento. 
Estamos preparando muitas atividades, mas enquanto elas não vem, vou ir postando algumas atividades que fizemos antes do feriado do carnaval e que não consegui postar antes.
A primeira, trata-se de uma mutual que fizemos abordando o tema Vestuário e Aparência.

Um dos desafios que nossas moças enfrentam diariamente é sobre o padrão de vestimenta. Aproveitando um serão especial que os consultores do FSY (Conferência de Jovens) fizeram para a nossa estaca abordando as regras do vestuário para a conferência, decidimos trabalhar um pouco mais esse tema.

Baseamos nossa mutual em uma brincadeira antiga de bonecas de papel e as dividimos em quatro partes.



Primeira parte: Cada moça recebeu uma bonequinha de papel ( encontramos modelos de bonecas e roupinhas no Google e principalmente neste blog aqui: Bonecas de Papel ) e a instrução de que poderia escolher as roupas e sapatos que quisessem. Pedimos que elas imaginassem que aquelas bonequinhas eram elas mesmas e que elas estavam comprando roupas para elas. Deixamos que elas ficassem a vontade e fizessem suas próprias escolhas.

Segunda parte: Quando as moças terminavam de escolher suas roupinhas, uma das minhas conselheiras as abordava, como uma vendedora de loja mesmo faria, e pedia suas opiniões sobre alguns modelitos. 





Minha conselheira perguntava o que elas achavam desses visuais, o que elas pensam quando vê uma pessoa vestida assim e se elas usariam.

Terceira parte: Essa mesma conselheira entregava papeizinhos contendo três situações para as jovens.

Primeira situação: Você se candidatou para uma vaga de emprego. Após analisarem seu currículo, você é selecionada para uma entrevista. E agora? Com que roupa você vai?

Segunda situação: Sua melhor amiga a convidou para sua festa de aniversário. Não é nada muito formal, mas toda a família dela estará presente assim como outros amigos e conhecidos. Como você vai vestida.

Terceira situação: Domingo. Dia do Senhor. Que roupa usar?

Essa parte da mutual foi muito divertida. Algumas moças ficaram simplesmente apavoradas porque não tinham roupas adequadas para cada ocasião. Minha outra conselheira e eu, organizamos a sala de acordo com cada situação e avaliamos as roupas das meninas. Algumas delas tiveram suas roupas aprovadas e outras não. Elas começaram então a pedir orientação umas as outras. Foi muito bom ver a interação delas.

Quarta parte: Essa foi a parte da mensagem. 
Primeiro, pedimos para que cada moça falasse um pouco de suas experiências. As que tiveram suas escolhas de roupas reprovadas foram convidadas a compartilhar conosco o porque que elas achavam que isso tinha acontecido. Elas deram suas opiniões e também compartilharam situações engraçadas de suas vidas em que vestiram a roupa errada para determinada ocasião (quem nunca?). 
Depois, lemos os comentários que cada moça fez sobre as modelos de roupas que minha conselheira mostrou anteriormente. Essa parte também foi muito boa porque conversamos sobre os padrões de vestuário e aparência. Às vezes, as moças podem achar erroneamente que os padrões dizem apenas que não devemos usar roupas decotadas, curtas ou reveladoras e esquecer que ele também diz que não devemos nos vestir de modo desleixado ou extravagante demais. Às vezes, elas podem achar que só porque uma roupa não é curta, não tem problema se ela marcar o corpo. 
Conversamos muito sobre isso e utilizamos os próprios comentários delas para dar continuidade a conversa. Utilizamos também trechos de dois artigos da Igreja que achei interessante compartilhar com elas: Verdades, Mentiras e sua Autoestima  (encontrei esse no site da Igreja especial para os jovens) e Recato: reverência pelo Senhor (esse, é do Élder Robert D. Hales, da Liahona de Agosto de 2008).  
Fizemos alguns cartõezinhos com citações desses dois artigos e fomos pedindo para as moças lerem de acordo com que essas citações iam se encaixando na nossa conversa. 

Já repararam que essa bonequinha a Jolie, está sempre vestidas nos padrões? 

Foi uma atividade muito legal e que até hoje está dando resultados.
Espero que tenham gostado. 
Se quiserem, tenho os arquivos e posso compartilhar-los!
Boa semana!