terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Ideia para amigo-oculto baseado no progresso pessoal

Com o final do ano chegando, queria fazer uma atividade bem especial com as moças, aproveitando o clima de natal. 
Encontrei muitas ideias legais ao pesquisar na internet, principalmente, ideias para amigo-oculto. Foi em meio a essa pesquisa que surgiu a ideia: por que não fazer um amigo-oculto entre as moças que desse para colocar uma meta do progresso pessoal em prática ao mesmo tempo?
Foi então a vez de pesquisar as experiências do progresso pessoal. Não foi fácil, mas acabei encontrando uma.
A experiência número sete do valor, Valor Individual, diz:

 7. O Pai Celestial deu-lhe dons especiais. Leia I Coríntios 12:4–12; 13; Morôni 7:12–13; 10:8–18 e Doutrina e Convênios 46:11–26. Peça a um membro da família, uma líder das Moças e uma amiga que escreva as qualidades que você recebeu do Senhor. Faça uma lista de seus dons em seu diário e escreva como você pode continuar a desenvolvê-los e usá-los para ajudar sua família e o próximo.

Pensei em realizar o amigo-oculto da seguinte forma: Escrever o nome de cada jovem e líder das moças em papeizinhos, normalmente, e realizar o sorteio. Junto com o papelzinho, a moça receberia também as seguintes instruções.





A ideia é que, além de uma singela lembrancinha, as moças troquem também cartinhas entre elas. O objetivo é fortalecer umas a outras e fortalece-las como Organização. Além, é claro, de ajudar na realização de uma experiência do Progresso Pessoal. Já tive a oportunidade de perceber que muitas moças tem dificuldade em começar uma meta/projeto, com uma ajudinha para iniciar elas conseguem.
Com a realização do amigo-oculto, ficaria faltando para as moças apenas pedir para um membro da família escrever suas qualidades, já que na minha concepção, as líderes podem escrever cartinhas para todas as moças e entregar depois do amigo-oculto.

Sinceramente, gostei da ideia. É bem simples, mas acredito que fará a diferença. Essa ideia também dá a possibilidade de se trabalhar uma outra experiência do Progresso Pessoal, dessa vez com o valor Natureza Divina. Trata-se da experiência obrigatória número três, que diz:

3. Melhore sua vida em família. Durante duas semanas faça um esforço especial para fortalecer seu relacionamento com um membro da família, demonstrando amor por meio de ações. Evite julgar, criticar ou ofender e observe as características positivas dessa pessoa. Escreva bilhetes de incentivo, ore por ela, procure ajudá-la e expresse verbalmente seu amor. Fale com esse membro da família, com seu pai, sua mãe ou uma líder sobre suas experiências e as qualidades divinas que descobriu.

A ideia é fazer com que as moças relembrem como se sentiram ao receber uma cartinha falando de como elas são especiais e que elas possam fazer com que outras pessoas tenham a mesma experiência, escrevendo cartinhas ou bilhetinhos de agradecimento por todo o serviço prestado por seus familiares. Essa ideia,porém, é para se posta em prática em uma outra ocasião.

Espero que tenham gostado das sugestões.
Como sempre, quem quiser mandar fotos, comentários e tudo mais sobre a atividade, ficarei feliz em publicar aqui no blog.
Boa semana a todas!

Um comentário: