domingo, 9 de novembro de 2014

Mutual: O que estou levando para dentro do meu lar?

Estudando a Liahona de outubro deste ano, encontrei um artigo na sessão "Vozes da Igreja" , do qual gostei muito.  Chama-se: Um veneno com alto poder de atração e conta a história de uma irmã que viu seu jardim ser invadido por formigas de fogo. Essa irmã já estava preparada caso isso viesse acontecer. Ela havia comprado um veneno contra formigas, mas não acredita muito em sua eficacia. O rótulo dizia que ela precisava apenas aspergir um pouco do veneno em volta do formigueiro e as formigas fariam todo o resto. Elas o levariam para dentro da colônia e todas morreriam. A irmã fez conforme indicado no rótulo e ficou observando. Em poucos minutos, as formigas começaram a carregar voluntariamente o veneno para o formigueiro, levando-o a destruição.

 ( clique aqui para ler o artigo na íntegra.)
Essa experiência me fez refletir muito a respeito do que eu voluntariamente estou levando para o meu lar.  Será que eu, sem perceber, estou levando coisas que podem envenenar o ambiente? 
Compartilhei esse artigo com meu esposo durante a reunião familiar e juntos traçamos algumas metas para protegermos o nosso lar. Uma delas foi observar nossa própria atitude para sabermos o que estamos permitindo que entre nele. 
Gostei tanto desse artigo e das metas que traçamos, que planejei uma mutual para ajudar as moças a refletirem sobre o que elas estão levando para seus lares também.  Trata-se de uma ideia bem simples, fácil de ser realizada.
A mutual consiste em apresentar algumas situações para as moças e deixar que elas façam suas escolhas sobre como elas agiriam em cada uma dessas situações. É fundamental que cada moça se depare com essas situações sozinha e que ela responda honestamente, é claro. Para isso, um percurso poderia ser demarcado pela capela, conduzindo-as de uma sala a outra, até chegarem na sala das moças, onde elas teriam a oportunidade de ler o artigo, debater sobre ele, compartilhar suas experiências (caso elas queiram) e fazer comentários sobre o que elas puderam compreender da atividade. Seguem as situações e as consequências que as escolhas vindas dessas situações trariam:

Situação 1 - Meus amigos me enviaram o link de um vídeo. Todos que já assistiram dizem que ele é engraçadíssimo. E na escola, o comentário geral é sobre esse tal vídeo. Comecei a assisti-lo, mas logo no início, percebi que ele apresenta alguns palavrões.
O que eu faço?
Continuo assistindo ou paro de assistir?

Se a resposta for: Continuo assistindo,  a jovem deverá receber um papelzinho onde deverá estar escrito: "Pensamentos impuros" . Se a resposta for: paro de assistir, o papelzinho que ela receberá deverá conter as palavras "Pensamentos puros".

Situação 2 - Minha irmã está sempre implicando comigo por algum motivo.
O que eu faço?

Aceito as provocações ou busco ser paciente?

Se a resposta for: aceito as provocações, no papelzinho recebido deverá estar escrito: "Discórdia" . Se a resposta for: busco ser paciente,  o papelzinho que ela receberá deverá conter as palavras "Mansidão".

Situação 3 - Minha mãe me pediu para realizar determinada tarefa. Mas eu não a fiz. Quando minha mãe me pergunta  a respeito, qual é minha reação?

Peço desculpas por não ter feito o que ela me pediu ou começo a reclamar que “tudo sou eu”?

Resposta: peço desculpas, "Humildade" . Resposta: Começo a reclamar "Palavras duras".

Situação 4 - Quando estou sozinha ou em companhia de pessoas que não são membros da Igreja, qual é o meu comportamento?

Me adapto aos padrões das pessoas com quem estou ou busco viver os padrões da Igreja?

Resposta: Me adapto, "exemplos negativos" . Resposta: busco viver os padrões , "exemplos positivos".


Situação 5- Ao conferir o troco, percebo que o dinheiro recebido veio a mais.
O que eu faço?
Devolvo o dinheiro a mais ou fico com o troco assim mesmo?

Resposta: Devolvo o dinheiro, "Honestidade" . Resposta: Fico com o troco,"desonestidade".


Situação 6- Minha nota em determinada matéria veio abaixo do que o esperado, embora eu tenha me dedicado muito.
Meus pais sabem que tenho dificuldade, mas reconheceram meus esforços e estão ansiosos para saber meu resultado.
O que eu faço?
Conto a verdade ou a omito?

Resposta: Conto a verdade, "Confiança" . Resposta: Omito, "Segredos e mentiras".

Situação 7- Meu dia a dia é muito atarefado. Tenho muitas tarefas para fazer da escola. Faço seminário, entre outras coisas. Geralmente, tenho um pouco de dificuldade em manter meu quarto arrumado.
O que eu faço?
Busco manter meus pertences organizados ou não ligo muito para isso, quando der, eu arrumo tudo?

Resposta: Busco manter a organização, "Esforço, dedicação" . Resposta: Quando der...eu faço," procrastinação".


Como mencionei anteriormente, as situações poderiam estar cada uma dentro de uma sala, juntamente com envelopes contendo os papelzinhos com as consequências de cada resposta dada em cada situação. A moça faria o percurso sozinha, até chegar no lugar determinado. Ela traria consigo cada uma das "consequências" de suas escolhas. 
Não é necessário que as líderes vejam qual foram essas consequências, o objetivo da mutual é fazer com que elas reflitam sobre o que elas estão levando para seus lares e suas vidas. A ideia é ajuda-las a compreender que o inimigo espalha suas armadilhas a nossa volta e somos nós que optamos por cair nelas ou não. Para ajuda-las com isso, a explicação da mutual e o debate sobre o artigo devem ser feitos depois que elas tiverem feitos suas escolhas.
Mais uma vez, não tive a oportunidade de colocar essa ideia em prática. ( Estou nas últimas semanas de gestação e com alguns problemas na Organização das Moças, que espero resolver em breve). Então, ficarei muito feliz se vocês a usarem. Mandem as fotos da atividade, comentários e sugestões, ok?
Obrigada!
Boa semana a todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário