quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Como ajudar as moças a assumir responsabilidades e honrar seus compromissos?

Um dos desafios que enfrentei ao servir na Organização das Moças foi, sem dúvida, a dificuldade das jovens em assumir responsabilidades e honrar compromissos. Muitas foram as atividades e mutuais marcadas em que pouquíssimas moças compareceram. Isso, quando compareceram. Já tive casos em que elas deram preferência a atividades de outras alas.
Outro desafio era quando elas eram designadas para fazer oração ou dar um discurso na sacramental. Além de não cumprirem com a designação, algumas chegavam a faltar à Igreja no dia.
Como reverter essas situações?
Recebemos algumas sugestões do bispado como: 

  • agradecer a presença das moças que compareceram as atividades e comentar durante as aulas de domingo como foi edificante; 
  • conversar com aquelas que não compareceram, em particular, e perguntar se elas tem algo que as impeçam de participar das mutuais (como falta de dinheiro para passagem ou a não autorização dos pais, no caso das moças cujos pais não são membros da igreja); 
  • oferecer ajuda no caso das jovens que tem designações a cumprir;

Embora boas sugestões, nenhuma delas deram resultados satisfatórios. Porém, ao colocar essas ideias em prática, pude perceber que algumas moças não tem a compreensão de que ser designada para fazer uma oração, por exemplo, é uma responsabilidade. Elas acham que é algo tão simples que não tão importância se elas não fizeram, alguma outra pessoa pode fazer.
Visando ajuda-las a compreender suas responsabilidades e compromissos, elaborei a seguinte ideia de mutual: Pode contar comigo!

Objetivo: Fazer com que as moças compreendam que, da mesma forma que elas cumprem suas responsabilidades escolares e familiares, elas também podem/devem cumprir as que estão relacionadas à Igreja.


Preparação: Entregar a cada jovem uma cópia do seguinte questionário.



Podem contar comigo?

1 – Seu professor passou um trabalho de pesquisa para ser entregue daqui há duas semanas. Você:

(    ) se organiza e entrega o trabalho antes mesmo do prazo dado.
(    ) faz todo o trabalho na véspera do prazo dado. Não ficou uma boa pesquisa, mas pelo menos você fez.
(     ) Esquece do trabalho e acaba não o fazendo.

2 – Suas amigas e você combinaram de ir ao cinema. Você:

(     ) Chega alguns minutos antes do horário combinado.
(     ) Chega no horário combinado em ponto.
(     ) Chega atrasada, fazendo suas amigas esperarem por você.

3- Você tem que apresentar um trabalho para toda a sua classe. O nervosismo é grande. Você:

(     ) apesar de estar nervosa, apresenta o trabalho, afinal, sua nota depende disso.
(     ) falta à aula no dia da apresentação e se desculpa com o professor depois.

4 – Sua mãe lhe pediu um favor: dar um recado importante a uma amiga dela. Sua mãe está ocupada com outros afazeres e não conseguiu contato com essa amiga, pedindo então a sua ajuda. Você:

(     ) Faz o favor para a sua mãe assim que possível e certifica-se que o recado seja dado.
(     ) Você até tenta dar o recado, mas também não consegue contato com a pessoa. Sua mãe porém não pode reclamar! Ao menos você tentou.

5-  Você e sua amiga combinam de estudar juntas na biblioteca. Mas, acontece um imprevisto que a impede de comparecer. Você:

(     ) liga para a sua amiga e avisa que não poderá ir.
(     ) esquece de ligar. Na realidade,  você só se lembra dela quando ela te liga e pergunta onde você está.

6- Sua escola está organizando uma feira de exposições. Você, juntamente com seu grupo, preparou e organizou toda uma apresentação sobre determinado tema. A feira acontecerá até o sábado e você se voluntariou para ir e participar todos os dias. Mas, no sábado, apareceu um outro compromisso, algo bem mais legal para você fazer. Você:


(     ) Vai à feira da escola, afinal, você se voluntariou e as pessoas estão contando com você.

(     ) Não vai à feira, mas avisa seus colegas de grupo.
(    ) Não vai à feira, afinal, você já trabalhou bastante e o outro compromisso é mais interessante. Depois você dá uma desculpa qualquer.

Mutual: Incentivar as moças a responderem o questionário honestamente e conceder um determinado período de tempo para que elas o façam.  Convidar as jovens a compartilharem suas impressões sobre cada situação. Elas não precisam compartilhar suas respostas, mas seria interessante que elas debatessem a respeito das consequências que cada alternativa pode trazer em cada situação.

Considerações importantes para orientar o debate: 

Situação 1 -  O próprio Pai Celestial nos aconselhou a "fazermos todas as coisas com sabedoria e ordem, porque não é exigido de nós que corramos mais rapidamente do que nossas forças nos permitem" (Mosias 4:27).  À medida que nos organizamos, nos tornamos mais aptas para cumprir com nossas responsabilidades e compromissos. A organização é fundamental em nossa vida para  nos ajudar a cumprir metas e prazos, além de evitar estresses, entre outros problemas. Quando deixamos de realizar algo no qual nos foi dado muito tempo para fazermos, estamos passando uma imagem não muito boa de nós mesmas. Este também é um sinal de que devemos fazer determinadas mudanças em nossas vidas a fim de nos organizarmos. Essas mudanças nos ajudarão em várias áreas, não só na capacidade de cumprir com nossos compromissos, mas também com nossa própria auto-estima.

Situação 2 -  Você gosta de ficar esperando? Normalmente, ninguém gosta. Cumprir com horários estabelecidos faz parte de honrar nossos compromissos. Parece algo pequeno e não tão importante assim. Pelo contrário. Chegar no horário, cumprir o horário demonstra muito a respeito do nosso caráter. Principalmente no âmbito profissional. Também demonstra que temos respeito e consideração por aqueles com quem marcamos nossos compromissos. 

Situação 3 - É comum ficarmos nervosas ao falar em público, mas lembre-se, sempre podemos pedir ajuda ao Pai Celestial para realizarmos algo.  "Tudo o que pedires com fé, acreditando que receberás em nome de Cristo, tu o receberás" (Enos 1:15)  Todas nós temos nossos desafios e limitações. Entretanto, não podemos permitir que estes obstáculos nos atrapalhem de realizar tarefas e designações dadas a nós. Além do mais, muitas dessas tarefas nos são dadas com o objetivo de fazer com que cresçamos. O ideal a se fazer nesses casos é nos preparamos da melhor forma possível  e orar, com fé, pedindo ajuda.

Situação 4 - Quando alguém nos pede algo, um favor, por exemplo, é porque essa pessoa confia em nós e acredita que temos capacidade de realizarmos aquilo que ela nos pediu. Quando deixamos de fazer algo que nos é requirido por alguém ou fazermos de qualquer jeito, não só perdemos pouco a pouco essa confiança que a pessoa tem em nós, como a prejudicamos. As vezes, esse prejuízo pode ser pequeno. Outras, nem tanto. Ao aceitarmos fazer um favor, devemos fazer todo o possível para cumpri-lo da melhor maneira possível.

Situação 5 - A regra de ouro é que tratemos os outros da mesma forma que gostaríamos de sermos tratadas. Você gostaria de ser esquecida e até mesmo ignorada? A resposta é não. Da mesma forma que você gostaria de ser avisada se um compromisso seu fosse cancelado, as demais pessoas também gostariam. Imprevistos podem acontecer a qualquer momento, com qualquer um, o importante é sempre comunicarmos aos demais quando formos impedidas de cumprir e honrar um compromisso. Essa atitude não só transmite uma boa imagem a nosso próprio respeito como, principalmente, demonstra que temos consideração pelos outros.

Situação 6 -  Ao longo de nossas vidas, assumiremos muitos compromissos e responsabilidades. Algumas obrigações nos parecerão fáceis e agradáveis, outras, nem tanto. Independente da situação, nossa responsabilidade é a mesma. Nosso comprometimento também deve ser o mesmo. Não devemos "trocar", "cancelar", "desmarcar" um compromisso porque outra coisa mais interessante apareceu. Nossa palavra deve ser confiável. Se nos voluntariamos para algo, devemos fazer a nossa parte. As pessoas contam conosco. Se deixarmos de fazer a nossa parte estaremos prejudicando os demais.

A mutual é bem simples, e como dito anteriormente, tem como objetivo levar as moças a compreenderem, por si próprias, que por menores que sejam, suas responsabilidades, tanto escolares, quanto familiares e até as relacionadas a Igreja, devem ser cumpridas. A atividade tem como objetivo também fazer com que elas percebam que são abençoadas quando honram suas responsabilidades e compromissos na Igreja e com o Senhor, da mesma forma que elas recebem boas notas ou "parabéns" quando cumprem algo na escola ou em casa. 

Sugestão de "lembrancinha":





  •  Como mencionado no post anterior, não tive a oportunidade de por essa ideia de mutual em prática.  Não sei se ela daria certo realmente, mas se alguém achar a sugestão legal e quiser realiza-la, fique à vontade. Ficarei feliz em saber que ela foi útil! (E ficarei mais feliz ainda em compartilhar as experiências de quem fizer e as fotos também!)

  • Obrigada a todas!
  • Boa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário