sábado, 29 de março de 2014

Brincadeiras para atividades!

Minha ala começou recentemente com um programa de Reunião de Integração feito quinzenalmente. Nessas reuniões, cada organização fica responsável por alguma coisa (mensagem, lanche, brincadeira, limpeza da capela...). Compartilho hoje duas brincadeiras que fizemos nessas reuniões que podem muito bem ser utilizadas em outras atividades, como mutual ou noite do pijama:

1- Continue a história
Preparamos anteriormente um saco com vários objetos: brinquedos, acessórios, roupas, produtos de higiene como pasta de dente e escova de cabelo, bichinhos de pelúcia e muitos outros. Quanto mais sem relação um objeto do outro, melhor.
Pedimos a um voluntário que começasse a contar uma história, criando um personagem, um cenário e um acontecimento para ele. Terminada essa pequena introdução, pedimos para que outro voluntário retirasse um objeto do saco. Ele precisava então dar continuidade na história inserindo o objeto por ele retirado. Quando ele conseguia, por fim, fazer isso, ele passava sua vez para outra pessoa. 
A história não fez muito sentido mas, provocou muitas risadas!

2- Arca de Noé
Antes de darmos início a brincadeira, escrevemos nomes de animais em pedacinhos de papel. Pedimos aos membros que pegassem um papelzinho, lessem o nome do animal nele contido e não o revelassem para ninguém. Concluída essa etapa, levamos os irmãos para o corredor da capela e explicamos a brincadeira: eles eram os animais que precisam entrar na arca de Noé (escolhemos uma sala de aula, para ser a arca), mas, eles não poderiam entrar nela sozinhos, precisavam encontrar seus pares. Para encontrarem seus pares, porém, eles não podiam falar, podiam apenas fazer o som que seu animal faz ou mímica do mesmo.
Por exemplo, se uma pessoa tirasse o cachorro, ela deveria imitar um cachorro e procurar por outra pessoa que também estivesse imitando um cachorro. Tendo encontrado, os dois deveriam entrar na arca, ou seja, na sala.
Aqui também a risada foi garantida, pois, além de colocarmos animais fácies de serem imitados, colocamos alguns mais difíceis como búfalo, elefante, foca, girafa, baleia...
A última dupla a entrar na arca tem  que pagar uma prenda.
Nossos elefantes tiveram que declarar "Atirei o pau no gato" de joelhos um para o outro.

Espero que tenham gostado.
Boa diversão!

Um comentário: