sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Atividade para arrecadar fundos para a Conferência de Jovens: Noite do Pastel

    Essa foi uma atividade baseada em uma das ideias geniais da Flávia do blog http://ideiasparamocas.blogspot.com.br/. Com o objetivo de arrecadar fundos para a Conferência de Jovens, realizamos nossa "Noite do Pastel".
    Inicialmente, fizemos uma mega divulgação da atividade para confirmar a presença dos membros, amigos e familiares. Encarregamos uma de nossas jovens especialmente para isso.  Eis o convite que ela fez e divulgou nas redes sociais:



     Optamos por colocar o valor de R$ 1,50 no pastel e R$ 0,50 no copo de suco (de 300 ml), pois não só era o mesmo valor da pastelaria próxima a capela, como também foi o suficiente para pagar pelos ingredientes que usamos e ainda lucrar bastante.
    Oferecemos três tipos de pastéis: de carne, queijo e de banana com canela. Compramos a massa pronta, então tivemos apenas o trabalho de rechear os pastéis. Um dia antes da atividades, nos reunimos para realizar essa tarefa.

Preparando o molho para o pastel de carne
   
     No dia da atividade, além de pastéis oferecemos também várias atividades para os membros participarem, incluindo ping-pong, totó, vôlei e dança (conseguimos emprestado um videogame com jogos de dança). 

Partida de vôlei
Fila do caixa

   Foi um sucesso!

sábado, 21 de dezembro de 2013

Ideia de lembrancinha para o Natal: "potinho da gratidão"


  Essa é uma pequena surpresa que preparei para as moças da ala e também para minhas conselheiras e secretária. 
 Com o Natal se aproximando, queria dar a cada uma delas um presentinho ou lembrancinha verdadeiramente significativo, para homenagea-las e também agradecer por tudo. Surgiu então a ideia do "potinho da gratidão".
   Encontrei essa ideia na internet (mas não lembro onde agora), por acaso, há algum tempo atrás. Trata-se, simplesmente, da pessoa durante todo o ano anotar coisas boas e interessantes que aconteceram com ela em um papel e ir depositando em um pote. No final do ano, esse pote é aberto e a pessoa term a oportunidade de relembrar tudo de bom que aconteceu com ela naquele ano.
   Essa é a minha versão "adaptada". Decorei  apenas as tampas de potes de vidro (de azeitona, palmito, doces, entre outros) com pedaços de tecidos que minha mãe tinha em casa. (Na falta de tecido, as tampinhas podem ser decoradas com feltro, E.V.A., entre outros materiais). Eis o resultado:


   Dentro dos potes, coloquei bombons e um cartãozinho desejando um Feliz Natal. No verso do cartão,  escrevi bilhetinhos para cada uma delas agradecendo por tudo o que elas fizeram por mim durante esse tempo que estou servindo como presidente das moças. Agradeci pelo apoio, pelo carinho, amor, serviço e exemplo que elas me dão. 
    Resultado final:


    A proposta agora é a seguinte: que elas (depois de comerem os bombons, é claro!) utilizem o potinho para armazenar as bençãos que elas irão receber no ano que virá. E que, no final de 2014 elas abram esse pote e "contem" literalmente as bençãos que receberam e que elas se lembrem de agradecer por elas.
    
    Um Feliz Natal para todas!
   E que sejamos gratas nessa época tão especial pelo maior presentes de todos nosso Salvador, Jesus Cristo.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Ideia para arrecadar fundos para a conferência de jovens: Festival de Sorvetes e Tortas

   Buscando ajudar as alas a arrecadarem fundos para a Conferência de Jovens, a presidência das Moças da Estaca organizou um Festival de Sorvetes e Tortas a nível de Estaca.
  Fácil de ser organizado e realizado, o festival, além de ser divertido (e gostoso, é claro!) nos ajudou a levantar uma boa quantia para as moças.
  Recebemos, com bastante antecedência, determinado número de ingressos individuais para vendermos para os membros, familiares e vizinhos. No valor de cinco reais, cada ingresso dava direito a um pedaço de torta e a um sorvete com três bolas.
  Nenhuma parte da quantia que cada ala arrecadou com a venda dos ingressos foi retirada para pagar pelas tortas e sorvetes. Tudo foi doado pela nossa Estaca. Mas, caso queiram adaptar a ideia em suas alas, basta retirar uma parte do valor arrecadado para a compra do sorvete e das tortas.
  Outra informação importante: o festival não precisa ser nada sofisticado. Vale à pena apostar nos sabores clássicos de sorvetes que todo mundo gosta como chocolate, morango, creme e flocos. O mesmo para as tortas.


   Bom proveito!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Excelência das Moças 2013

Tivemos, recentemente, nossa Excelência das Moças 2013.
À nível de Estaca, o programa contou com as apresentações feitas pelas moças, discursos, testemunhos, hino especial, além do enfoque no progresso pessoal e na autossuficiência.
Abaixo, segue o roteiro preparado pela Presidência das Moças da Estaca:


Excelência das Moças 2013

Dirigida: Presidente das Moças

Hino: congregação (hinário verde)
Oração:

Tema e Lema:

Breve explicação sobre o que é o Programa da Excelência das Moças:

Explicação sobre o que é a Autossuficiência Espiritual e como o Progresso Pessoal ajuda as moças a serem espiritualmente autossuficientes:
Essa explicação foi feita por uma das jovens da nossa ala que recebeu seu Medalhão das Moças este ano. Seu breve discurso foi realmente lindo. Ela contou brevemente como o progresso pessoal a ajudou a fortalecer seu testemunho e como isso a ajuda no seu dia a dia.

Explicação sobre que é a Autossuficiência Física: 
Feita pelo primeiro conselheiro da Estaca, o breve discurso falou sobre a importância do conhecimento acadêmico também.  Nosso presidente também prestou testemunho de como a vida dele e de sua família no início de seu casamento foi difícil pois ele não tinha estudo. Além é claro de incentivar as moças a buscarem "conhecimento pelo estudo e pela fé".

Hino especial: Quando alguém se importa (Hinário Canto do Coração)

Apresentação das moças:
Uma moça de cada unidade apresentou seu projeto com um dos valores das moças. Além de explicarem seus projetos, elas também contaram o que aprenderam e como este aprendizado as ajudarão ao longo de suas vidas.

Breve explicação de uma líder sobre o manual "Vem, e segue-Me":
A presidente das moças de outra ala explicou um pouco sobre o novo manual e como as novas aulas ajudaram suas moças a crescerem tanto física como espiritualmente. Temos na nossa estaca a orientação de deixar que as moças deem as aulas de domingo. Essa líder contou como foi a experiência e quais foram seus sentimentos em relação ao progresso das jovens.

Testemunho de uma jovem que fez a transição para a Sociedade de Socorro:
Também da nossa ala, a jovem prestou seu testemunho de como a Organização das Moças a ajudou. Contou como estava ansiosa para a nova fase de sua vida que se iniciava e relembrou algumas das atividades das quais participou, o que aprendeu e sentiu.

Mensagem de encerramento: Presidente das Moças da Estaca
Ela concluiu falando sobre sobre a Organização das Moças e seu propósito de preparar as moças para servirem, fazerem convênios e muito mais.

Hino: Congregação (Hinário verde)
Oração:

Lendo o roteiro, parece que ficou uma atividade muito longa, mas não. Durou aproximadamente uma hora.
Infelizmente, não tirei fotos, uma vez que foi realizada no salão sacramental. Mas, a Excelência das Moças foi realmente muito bonita e espiritual. Saí da atividade me sentindo fortalecida e relembrando, mais uma vez, que estou no caminho certo, mas que ainda preciso melhorar em muitos aspectos.

Foi ótima!

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

"Orientações" para a Honra da Abelhinha

    Primeiramente, desculpem pelo "sumiço". Um caminhão passou na minha rua e danificou um poste. Levou semanas até consertarem tudo e durante todo esse tempo fiquei sem internet. Mas, vamos ao que interessa.
  Como mencionado anteriormente, duas de nossas moças estão buscando conquistar a Honra da Abelhinha. Conversando com elas percebemos que embora saibam o que precisam fazer, elas não sabem exatamente como começar. Minhas conselheiras e eu elaboramos então algumas "orientações" para ajuda-las a cumprirem com cada um dos requisitos. São eles:


Honra da Abelhinha
(Orientações Gerais)

  •  Escolha uma moça da ala para auxilia-la em seu progresso pessoal. Explique a ela seu objetivo e esteja a disposição para ajuda-la e sanar suas dúvidas;
  • Ajude-a a traçar metas. Durante a semana, se possível, ligue ou mande uma mensagem para saber do andamento da meta; se ela está sendo alcançada ou não, e procure incentiva-la;
  • Verifiquem, a cada domingo, ou a cada encontro que tiverem, se a experiência escolhida foi concluída. Conversem a respeito do que foi feito e aprendido, ajude-a a começar uma nova meta;
  • Oriente a moça que você esta ajudando a mostrar as experiências concluídas aos pais e/ou líder das moças para que eles possam verificá-las e assiná-las;
  •   Tracem juntas a meta de estudarem o Livro de Mórmon todos os dias. Converse a respeito  de como está cumprindo essa meta sempre que tiver oportunidade. Compartilhe suas experiências, aprendizado e testemunho.
  • Não se esqueça de registrar suas próprias experiências ao ajudar outras moças e as horas despendidas. 
Bom Trabalho!

    A fim de ajudar as moças a registrarem os progressos que estão tendo ao trabalharem na Honra da Abelhinha, encapamos com papel de presente dos diários do progresso pessoal antigo (temos uma quantidade relativamente grande deles na ala sem uso algum). Nós as orientamos a registrarem tudo o que fizeram: o que fizeram para ajudar as outras moças, as horas gastas, o que aprenderam e o que sentiram.


  Embora bem simples, as "orientações" ajudaram bastante. Duas moças que não estavam trabalhando no progresso pessoal cumpriram suas primeiras experiências com ajuda de nossas lauréis. Senti uma alegria muito grande ao ver o trabalho e os esforços de cada uma delas.
   Mais uma vez, recomendo que vocês examinem o Programa da Honra da Abelhinhas. Ele realmente um incentivo para as moças e um auxílio a mais para nós, líderes.
   Uma boa semana para todas.
   Abraço.